sábado, 30 de maio de 2009

O ERRO

Quando você, eu ou qualquer outra pessoa comete um erro, o que lhe vem logo em seguida? A sensação de vazio, de impotência, de arrependimento? Ou ficamos todos nós a esperar que o tempo passe e carregue este peso feroz? Isso para os conscientes. Para os que se movem, alardeam. Para os demais somente alguns instantes de devaneios. E só. E aí ninguém é altruísta neste episódio.
Imagino o sofrimento dos que cometem alguma falha, enganam-se em determinado momento e veem de repente, toda a sua vida envolta em nuvem negra. Porque não se perdoa os erros, mas muitas vezes se dissipa o culpado no mundo da indiferença e da vulnerabilidade. Vejo os que aí se encontram com olhar piedoso, algo impessoal e fenotípico.
O erro induz a crenças, todavia muitas são falsas e mesmo causando estragos há quem enxergue frutos bons. A forma como erramos, nada tem a ver com o que somos, mas com o que buscamos ser e aparentar. Aprender é ato de coragem e muitos são os caminhos que levam a isso. Errar é um deles. Quer me fazer crer que nem todos aprendam errando,mas todos erram aprendendo. A vida nem sempre oferece a "borracha", o "apagador", entretanto ladeia aquele que erra, de possibilidades. Alguma delas poderá fazer as honras do esquecimento. Saber qual, é outro caminho a aprender e trilhar. Só não acerta quem não nasceu e não erra quem não vive. De todo erro sobra ilusão e aprendizado. Saber ver isto e deduzir o reparo é fator indispensável ao crescimento pessoal. Lamentar e esquecer não será jamais suficiente, quanto numa sociedade tão carente de verdades e de princípios verdadeiramente valiosos. Errar, assim como acertar, são dois méritos diferentes que desencadeiam os mais diversos fatos e reações. Porém, a diferença entre eles é que errando, o indivíduo é atirado ao poço, enquanto que o outro é elevado ao pedestal.
De um jeito ou de outro, ambos estão em evidência e só não auxilia quem jamais errou.
Aliás, quem estiver figurando na última frase, que atire a primeira pedra. Quem já experimentou o amargo do saber ter errado, sente-se aqui, podemos conversar. Porque hoje eu errei. Em se plantando tudo dá, se perdoando tudo se ouvirá.

Beijo,
Chris.

Nenhum comentário: