quarta-feira, 23 de abril de 2008



Não é fácil passar conhecimentos a alguém que só os compreenderá muito mais tarde, porque não se trabalha contra o tempo com perfeição e sem que haja prejuízo de outras áreas de nossas vidas. Por isso, preciso buscar todas as formas de me fazer entender com minha filha sem passar a idéia de alienação, sem me impôr, mas ao mesmo tempo deixar claro algumas questões; se fosse uma tarefa fácil, com certeza o mundo seria perfeito. A adolescência, então, é uma fase melindrosa, capaz de nos fazer chegar ao alge da impaciência e também à emoção. Imagine-se contando à sua filha que você não teve tantos namorados, que foi tímida, devagar mesmo e que gostaria que ela lhe tomasse o exemplo. Ou, pior, imagine-se dizendo à ela que sua lista de namorados foi, digamos assim, uma auto-estrada, que você nem "ficava", "ia" e que gostaria que ela não fosse bem assim. Pois eu sou esse segundo aí. Agora tente imaginar o olhar dela para mim nesse momento.Sei lá, a vida é uma via pública e nem sempre o que parece é... ou foi! Eu posso dizer que aproveitei bem a minha juventude, que, aliás, está ainda bem próxima que fique bem claro. Namorei mesmo, saí muito, dancei todas e nem fui eu o "arroz-de-festa",muito menos a mais bonita da turma; até porque , naquela época a minha auto-estima "ia muito bem obrigada".Saí com minha filha e o papo rolou a respeito. Mas eu creio que há certas coisas que nos chega ao conhecimento aos quinze , porém, só os assimilamos bem mais adiante. Maturidade! Ah, quem é capaz de entender a si mesmo sem ter vivido ainda metade do que tem para viver? E quem é imune à metamorfose que se nasceu para ser? Ninguém. Então, eu me entrego a devaneios sobre a minha adolescência e fico tentando identificar algo parecido na de minha filha. Nada é mesmo igual, não tem jeito; há que se achar vestígios, ainda que longe, mas a certeza é que,cada um vive a seu modo, não importando a origem, cada fase de sua vida, cada virada, cada caminho, sem contudo perder a imagem, ficando apenas com a semelhança!

Um comentário:

Sidarta Rodrigues disse...

parabens pela realizaçao do blog cris! grande beijo