sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

MUDANÇAS

Mudanças são necessárias(?).
Eu não "trabalho" bem as mudanças. Não houve terapia que desse jeito. Dizem que estamos em constante mudança,até as pedras mudam; mas e aquela história de "nada muda,tudo se transforma"? Então acho que sou pedra. Sou muda.Sou surda. Sou assim, já vim transformada. Entre uma estação e outra,ia pensando numa forma de me sair bem com a mudança de colégio de minha filha. Perguntei-lhe várias vezes se ela queria isso mesmo e coisa e tal. Exasperada,a menina disse estar achando que era eu quem tinha dúvidas. Esperta, muito sagaz! Nisso que dá desenvolver a inteligência dos pequenos. E era eu mesma, negar o que, a evidência?
Argumentos eu tinha, mas os da outra filha e das notas da pequena eram bem maiores. Elas venceriam fácil mais este campeonato. E tinham razão, com o futuro não se brinca,não se vacila. Era agora e não poderia ser adiado. Mas é uma mudança. Das grandes. Bairro, amigos, caminho, preço, uniformes, horários. Fui ao antigo apenas pra acelerar os papéis necessários e me dei conta do tamanho da encrenca que me aguardava. Muitas mães vieram falar comigo, teve aquele burburinho natural,sabe como é, perguntas,respostas, desdéns. E eu alí, olhinhos marejados, coração apertado. O espaço era fantástico, tudo sempre bem organizado, "temperado", tanta gente conhecida, foi dando um nó na garganta. Ia sentir saudade. A primogênita formou-se ali, tudo era muito familiar. E agora, a pequena precisa mudar, outra escola mais ativa,média maior,um preparo pra universidade. Mas o espaço era menor. "Isso não é tudo o que conta", argumentavam. Como se o meu coração soubesse a diferença. Eu sabia que não. Se pudesse escolher, ficaria tudo na mesma. Não posso ser intansigente, minha filha merece algo mais. Então estou a caminho do outro, do novo, das possibilidades. Não é assim que tem de ser? Pois então.

Beijus (espera aí que caiu um cisco no meu olho. Nos dois.)
Dona Cris.

Nenhum comentário: